terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Mike Allred

Finalmente chegamos a última arte, carregada em 22 de dezembro de 2010, no blog Spacenite 2, de autoria de Mike Allred.


Allred mostra Rom segurando a Terra com tranquilidade sobre o ombro esquerdo enquanto imobiliza a Lua sobre sua coxa direita. Bem, Rom nunca foi um gigante com tais dimensões, que superam em muitos quilômetros as de Galactus e dos Celestiais. Mas pode ser que Allred quisesse remeter os observadores a uma figura mitológica.

O titã Atlas, por Boris Vallejo
Na mitologia grega, Atlas foi um dos titãs derrotados por Zeus em sua guerra para destronar Saturno. Ele foi condenado a sustentar a Terra sobre os ombros por toda a eternidade. Na ilustração acima do magnífico Boris Vallejo, vemos que o trabalho não era fácil para o titã, que está se ajoelhando para suportar a carga. Essa história deu origem a metáfora "carregar o mundo sobre os ombros" usada para pessoas que tentam realizar trabalhos além do que podem suportar.

Parece que Allred teve a opinião de que o planeta Terra não era um fardo para Rom. No início não era bem assim. Rom passou o início de sua jornada na Terra sendo perseguido pelas autoridades terráqueas como se fosse um assassino. Levou algum tempo até que ele fosse reconhecido como um herói. Mas quando havia mais Espectros do que Rom poderia dar conta na batalha final contra os habitantes da Nebulosa Negra, o Cavaleiro Espacial recebeu a ajuda de todos os super-heróis da Terra.

Rom #65 - Unindo os heróis da Terra contra os Espectros
E após sofrer perseguição e perder várias pessoas que prezava, Rom pode ouvir palavras de gratidão de todos esses super-heróis.

Rom #66, p. 9 e 10 - Os heróis da Terra agradecem a Rom por tê-la salvo
Com ajuda e gratidão, o fardo sobre os ombros fica mais leve. 

Rom nunca atingiu uma estatura que lhe permitisse colocar a Terra sobre seu ombro, mas para derrotar definitivamente os Espectros, ele usou um Neutralizador gigante, criado pelo mutante Forge. Na verdade, não era uma versão gigante do Neutralizador, mas um amplificador para a arma de Rom. 

Rom #65 - O Neutralizador Gigante de Forge
Palmas para Mike Allred!

Mike Allred

3 comentários:

  1. Flavio, tudo bem?

    Com certeza você deve ter visto esta notícia:

    "ROM the Space Knight Is Returning To Comics!"
    http://io9.com/rom-the-space-knight-is-returning-to-comics-1747388093

    Abraços
    Leandro M.D.

    ResponderExcluir
  2. Rom, o Cavaleiro do Espaço: prévia do retorno será no Free Comic Book Day

    http://www.universohq.com/noticias/rom-o-cavaleiro-do-espaco-previa-do-retorno-sera-no-free-comic-book-day/

    ResponderExcluir