sexta-feira, 10 de julho de 2015

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Kako

A ilustração abaixo, de autoria do artista brasileiro Kako, ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais, mostra Rom flutuando sobre caças da Força Aérea dos Estados Unidos.


No filme Homem de Ferro (2008), o vingador rubro-dourado é perseguido por caças estadunidenses quando retorna do Afeganistão, após atacar unidades da organização os Dez Anéis. Nos quadrinhos isso seria algo atípico, pois o Homem de Ferro sempre foi aliado do governo de Washington. Desde o início, no entanto, a galeria de vilões do Homem de Ferro foram comunistas. Desde o comandante vietnamita do acampamento onde ele ficou prisioneiro, passando pelo Mandarim, Dínamo Escarlate e Unicórnio, o cabeça-de-lata era o representante oficial do capitalismo, mais do que outros heróis da Marvel. Se houvesse alguma perseguição de caças ao vingador, faria mais sentido que isso ocorresse na União Soviética, como ocorreu na edição 119 da revista The Invincible Iron Man #119.


The Invincible Iron Man #119

Essa história, ilustrada por John Romita Jr., foi publicada no Brasil na revista Heróis da TV nº 66, da editora Abril. Nela, um grupo de terroristas sequestrava o aeroporta-aviões da Shield e mudava a rota para invadir o espaço aéreo soviético. Mas eles não contavam com a presença de Tony Stark a bordo, com sua inseparável maleta (homenageada no filme Homem de Ferro 2 (2010)). Atirado inconsciente da nave, Tony recobra a consciência no ar, veste a armadura em plena queda e retorna para enfrentar os bandidos.

Heróis da TV nº 66
Assim, a cena em que o Homem de Ferro enfrenta os caças dos EUA no seu primeiro filme não encontra referência nos quadrinhos. Rom, por outro lado, enfrentou caças ianques ao entrar no espaço aéreo de Washington, em busca de seu Neutralizador, na décima edição de sua revista. Rom, sempre relutante em usar violência, só reage quando os caças atiram nele. Aí ele despedaça as aeronaves, mas sempre cuidando para que os pilotos sobrevivam.

Rom Spaceknight #10

Palmas para Kako!

Kako



Nenhum comentário:

Postar um comentário