quinta-feira, 31 de julho de 2014

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Ben O'Brien

A ilustração de Ben O'Brien para Rom, publicada no blog Spacenite2 em 20 de dezembro de 2010 é muito interessante, pois explora a imagem do Cavaleiro do Espaço como algo popular, sendo que ele é na verdade um grande desconhecido para a maior parte do público.


Inexplicavelmente, a Hasbro tirou Rom do limbo brevemente na San Diego Comic Con, ao vender uma edição limitada de uma figura "fofinha" do Cavaleiro do Espaço. Claro, o motivo principal certamente não foi para resgatar o personagem, com certeza, mas para aproveitar a raridade de uma marca registrada e lucrar com isso.


Figura fofinha de Rom vendida na San Diego Comic Con

Mas talvez haja mais por trás disso do que um oportunismo passageiro. É necessário lembrar que a Marvel inicia esta semana uma nova fase nos cinemas, ao trazer para a tela grande um filme com personagens desconhecidos do grande público, os Guardiões da Galáxia. Não me deterei para falar sobre quem são eles, pois meu colega Cláudio Basílio destilou todo o seu conhecimento sobre eles em uma série de artigos da HQ Maniacs, que você pode ler aqui. Vou me concentrar no fato de agora a Marvel começa a explorar o seu vasto arsenal de personagens espaciais, sendo muitos deles cruzaram com Rom, o Cavaleiro do Espaço.

Guardiões da Galáxia, o Filme!
Na trama do filme dos Guardiões, temos os xandarianos, que foram salvos de um ataque Skrull por Rom, que veio em auxílio do herói Nova e da equipe denominada Novos Campeões. Naquele momento, a equipe era formada por Potencius (Powerhouse), capaz de absorver a energia dos oponentes e aumentar a sua, Cometa, capaz de voar como o corpo celeste de quem tomou o nome, Vigilante do Crime (Crimebuster), um herói sem poderes, filho de Cometa, Protetor, que tinha todo o conhecimento dos Computadores Vivos de Xandar, e o Centurião Nova (Nova Prime), o companheiro da rainha de Xandar, Adora.

Rom #24 - Nova e os Novos Campeões


Potencius

Cometa, na capa da revista do Nova


Vigilante do Crime

Prime Thoran, o Protetor

Adora, rainha de Xandar



Rom encontrou Nova acidentalmente. Reed Richards deu uma nave Skrull para o galadoriano retornar rapidamente ao seu planeta, mas quando Nova e Potencius viram a nave nas imediações de Xandar, abriram fogo. Os dois protetores de Xandar pensaram que Rom era um robô e o atacaram acreditando que ele servia aos Skrulls. Rom usou sua capacidade absorver energia para neutralizar os poderes de Potencius e deu uma surra em Nova. A briga terminou quando Rom disse estar vindo da Terra.


Rom mostra pra Nova quem é que manda
Nova ofereceu ajuda a Rom e o levou para Xandar. Lá a Rainha Adora informou que precisavam esperar o retorno de Thoran Rul, o Protetor, que havia absorvido o poder dos Computadores Vivos. Só que os Skrulls haviam capturado Thoran e os demais Campeões, ajudados pelo vilão Diamante, que temporariamente fez parte da equipe. Disfarçados, os skrulls entraram em Xandar, fortemente armados e começaram um ataque. Mas eles não contavam com a presença do Maior de Todos os Cavaleiros Espaciais. Enquanto Rom botava pra quebrar com os Skrulls, Nova conseguiu libertar os Campeões e virou a batalha em favor dos xandarianos. Essa história foi publicada no Brasil na revista O Incrível Hulk nº 43, da editora Abril, em janeiro de 1987.

Nova e Rom lutam contra os Skrulls em Xandar
Diante das possibilidades amplas que o universo espacial da Marvel oferece, aliada ao fato de Rom já ter participado dele, a Hasbro poderia ir além de produzir um boneco fofinho e fazer uma parceria para que seu personagem retorne de forma triunfal integrado novamente ao universo Marvel. Aí quem sabe a ilustração de O'Brien passe a reproduzir uma realidade onde Rom é tão conhecido quanto os Vingadores e os X-Men.


Palmas para Ben O'Brien!

Ben O'Brien



Nenhum comentário:

Postar um comentário