terça-feira, 26 de julho de 2011

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Michael Deforge

Michael Deforge é um jovem artista (nasceu em 1987) que vive em Toronto, Canadá. Um de seus trabalhos de maior destaque é a série Lose, publicada pela Koyama Press. Ele ganhou o Prêmio Doug Wright 2010  na categoria de "Melhor Revelação". A arte de Michael é centrada no bizarro (extremamente bizarro).Ele tem um talento para imagens e cenas fantásticas e talvez pudesse ser comparado ao holandês Hieronymus Bosch, se considerarmos somente a arte sem os motivos.

Na imagem abaixo, Michael retrata Rom em uma cena psicodélica, que deixa a interpretação, a princípio, a cargo de quem a vislumbra. Alguns podem rapidamente enxergar uma montanha, um monstro e um planeta na ilustração, enquanto outros podem enxergar outras figuras, como fazemos ao contemplar um piso ou revestimento.


Mas, por incrível que pareça, essa cena bizarra tem uma referência mais concreta do que sugestões à batalha secular de Rom contra os Espectros pelas galáxias. Steve Ditko, na edição 69 da revista Rom Spaceknight, ainda inédita no Brasil, retrata a chegada de Rom ao planeta mais estranho que ele já havia visto, depois do Mundo dos Espectros.

Sentindo a presença de outros Cavaleiros Espaciais, ele embarca em uma aventura por paisagens bizarras, tentando compreender aquele ecossistema insano, onde a vida do que parecem ser animais e plantas parece estar mais ligada do que em qualquer outro, como se fizessem parte de algo maior.

Essa é uma histórias altamente reflexivas da fase em que Steve Ditko, o co-criador do Homem-Aranha, ilustrava Rom. Talvez Bill Mantlo tenha percebido o potencial de Ditko e deixado a ação em segundo plano, para se concentrar no questionamento ao leitor. Nessa história, Mantlo e Ditko resgatam  um personagem altamente inspirado nas ideias de James E. Lovelock, o criador da Hipótese Gaia.

A história A World Alive retoma questões que Stan Lee e Sal Buscema já haviam levantado na origem do Surfista Prateado, mais especificamente com relação às motivações de Galactus, o Devorador de Planetas.
Rom não é tão poderoso quanto o Surfista Prateado, que detém o Poder Cósmico, mas a tecnologia galadoriana lhe dá condições de enfrentar grandes ameaças que, somadas à sua bravura, lhe permitiram triunfar sobre adversários mais fortes. Mas na edição 69 de sua revista, ele revela o potencial de seu Neutralizador e como ele contém seus poderes, sempre evitando ferir mesmo seus inimigos.

Palmas para Michael Deforge! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário