sexta-feira, 1 de abril de 2011

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Walter Simonson

A imagem abaixo, carregada em 11 de maio de 2009 no blog Spacenite 2, é de autoria de Walter Simonson. Ela mostra Rom lutando contra Espectros fêmeas. A escolha das criaturas não foi por acaso, pois Simonson é o criador da aparência das fêmeas espectrais.


As fêmeas dos Espectros, quando não estavam disfarçadas, sempre apareciam cobertas por um manto. Imaginava-se que elas fossem parecidas com os machos, até que Simonson criou uma aparência muito mais assustadora para elas. Aliás, o prólogo de Rom #47 é uma das histórias mais assustadoras dos quadrinhos de super-herois e abre uma fase onde os Espectros mostram seu lado mais cruel.

 Rom #47, capa de Bill Sienkiewicz

Walter Simonson nasceu em 1946. Roteirista e desenhista, ganhou vários prêmios relacionados a produção de histórias em quadrinhos. Na DC Comics trabalhou com Batman, Caçador de Marte, Homens Metálicos, Mulher-Gavião e Superman, entre outros. Para a Marvel, produziu histórias com o Quarteto Fantástico, o X-Factor e Thor.

Como o primeiro filme de Thor produzido pela Marvel Studios vai estrear este mês no Brasil, precisamente no dia 29, é oportuno falar sobre o trabalho de Simonson com o Deus do Trovão. Simonson é responsável por uma das melhores fases de Thor nos quadrinhos. Atuando como roteirista e desenhista, ele aproximou o personagem das lendas nórdicas chegando inclusive a alterar seu uniforme para um aspecto mais viking. 

Mas o trabalho mais memorável de Simonson na revista Thor foi a Saga de Surtur, onde o Deus do Trovão precisa impedir que o gigante de fogo do reino de Muspelheim destrua Asgard e a Terra. Essa série foi publicada duas vezes no Brasil, a primeira começando na extinta revista Heróis da TV, da editora Abril, e prosseguindo na mini-série Thor da mesma editora. A segunda vez foi no encadernado Os Maiores Clássicos do Poderoso Thor nº 2, da Panini. Estes último é mais fácil de encontrar.

A aparência que Simonson deu às fêmeas dos maiores inimigos de Rom pôde ser vista mesmo quando a série do Cavaleiro do Espaço terminou, em uma aventura onde os Vingadores vão até o Limbo enfrentar Kang. Essa história foi publicada no Brasil pela última vez em Os Maiores Clássicos dos Vingadores nº 3. da Panini.

Aliás, depois que as fêmeas assumiram o comando da invasão espectral, elas se espalharam por vários títulos da Marvel, como Avengers (Vingadores) e X-Men. Isso ocorreu durante a saga Guerra dos Espectros. Durante esse evento, a mutante Tempestade perdeu seus poderes graças a uma arma baseada em tecnologia galadoriana.

Walter Simonson conseguiu projetar uma das maiores ameaças que Rom já enfrentou e é um dos responsáveis por uma das fases mais emocionantes do Cavaleiro Espacial. Palmas para Simonson!

Walter Simonson

Nenhum comentário:

Postar um comentário