quinta-feira, 7 de abril de 2011

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Jeff Lemire

A imagem abaixo foi feita pelo premiado cartunista canadense Jeff Lemire, autor de Essex County TrilogyThe NobodySweet Tooth.


Dono de uma arte bem expressiva, Jeff retratou o cavaleiro espacial no elemento para o qual foi projetado: o espaço! Em algum asteróide, no longo caminho entre a Terra e seu planeta natal, Rom passou grande parte dos duzentos anos de perseguição aos Espectros sozinho. É incrível, na verdade, inacreditável, que ele não sucumbisse à loucura ou simplesmente desistisse de sua missão. Dois séculos lutando! Dois séculos longe de sua amada, de seus amigos e de tudo que apreciava em seu lar! Se Rom tivesse um anel energético, certamente seria muito mais poderoso do que qualquer membro da Tropa dos Lanternas Verdes (cujo filme, aliás, estréia em junho deste ano).

E após salvar o planeta Terra (e ser esquecido por todos, mesmo após o Capitão América afirmar que ninguém jamais o esqueceria), esse guerreiro ciborgue prateado tem de empreender uma nova jornada solitária para retornar ao seu planeta. É nesse retorno que ocorre uma das mais belas histórias da saga de Rom, The Life Song (A Canção da Vida), em Rom #67. Escrita por Bill Mantlo e ilustrada por Steve Ditko, co-criador do Homem-Aranha, essa história mostra o questionamento de Rom sobre sua existência. É uma excelente história para ser lida por pessoas desiludidas e altamente recomendável para qualquer que pense em dar cabo de sua vida, ou simplesmente se entregar à morte. É uma história linda, que nos leva a refletir sobre como damos pouca ou verdadeira importância às coisas realmente relevantes ao nosso redor.

Palmas para Jeff Lemire, por nos fazer lembrar disso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário