segunda-feira, 25 de abril de 2011

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Dan Stiles

Que inusitado! Uma pintura cubista de Rom!

Essa imagem, carregada no blog Spacenite 2 em maio de 2009 é de autoria de Dan Stiles. Dan vive em Portland, no estado de Oregon, EUA, onde trabalha com um estilo de arte que é uma combinação de música e desenho. 


Dan destaca, na sua interpretação do maior de todos os Cavaleiros do Espaço, o elmo de Rom, que escondia as emoções do galadoriano por trás de dois sensores ópticos vermelhos. Esse elmo foi um desafio para Sal Buscema e Steve Ditko, que tiveram de fazer uso da expressão corporal para transmitir as emoções do guerreiro prateado. Eles já não tiveram esse problema com a Cavaleira do Espaço Starshine, que tinha um rosto com feições quase humanas.

O estilo cubista nos lembra Picasso, e Picasso nos lembra Guernica, um quadro que ele pintou em 1937 para representar o bombardeio da cidade basca de Guernica, feito por aviões alemães durante a Guerra Civil Espanhola. A Espanha serviu como um ensaio para a Luftwaffe, a força aérea alemã, testar armas e táticas antes da estreia da Blitzkrieg, a guerra-relâmpago, que desarmou a defesa francesa em cinco meses.

O bombardeio de Guernica é uma daquelas coisas que devemos lembrar para que nunca mais se repita. Infelizmente, massacres de populações civis continuam ocorrendo em áreas de constantes conflitos armados.

Não sei se a ideia de Dan era trazer isso à tona, mas a crueldade do ataque à Guernica é algo do nível dos Espectros. Na revista Rom #16, Terminator conta a Rom e Starshine que toda a população de seu planeta foi morta por uma praga lançada pelos Espectros. Quando os galadorianos chegaram, só conseguiram salvá-lo removendo as partes infectadas de seu corpo e colocando o restante dentro de um armadura. Isso evitou sua morte, mas o condenou a ser um ciborgue para sempre.

A guerra não somente destrói vidas ceifando-as, mas também impedindo que os sobreviventes a tenham em sua plenitude.

Quanta coisa legal Dan nos faz pensar com sua pintura cubista de Rom! Palmas para Dan Stiles!



Nenhum comentário:

Postar um comentário