domingo, 10 de abril de 2011

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Brandon Graham

A imagem abaixo, carregada em maio de 2009 no blog Spacenite 2, é de autoria de Brandon Graham, artista norte-americano de quadrinhos. Ele ganhou um prêmio Eisner por seu livro King City, em 2008.


De todas as imagens que comentamos até agora, esta sem dúvida parece ser a mais psicodélica. Vemos Rom em uma posição de meditação, ao lado do que parecem ser alienígenas de vários mundos. À sua direita há uma espécie de tigre, que está com sono, meditando ou drogado. A pequena criatura à sua esquerda parece manusear algo similar a um cachimbo (que o tigre fumou?). Uma bola de futebol aparece perdida na cena. Atrás do Cavaleiro Espacial há uma jovem e um homem, separados pelo que parece ser uma prancha de surfe. A jovem parece uma hippie, enquanto o homem veste um traje espacial e usa turbante.

Apesar de parecer bizarra, a ilustração nos faz lembrar da índole pacífica de Rom. O galadoriano vive um paradoxo, pois é um guerreiro e no entanto recusa-se a lutar na maior parte das vezes. Rom evita usar seus poderes até que não haja outra alternativa. Por isso ele muitas vezes fica na defensiva, apanhando, recusando-se a ferir ou matar seus oponentes, a não ser que não exista outra escolha.

Rom tenta seguir o princípio de não-violência de Mahatma Gandhi. Tenta, porque ele não a evita quando inocentes são ameaçados. Ele pode aceitar ser ferido, mas não permite que outros sejam atacados na sua frente. Ele suporta ser alvejado, espancado, esmagado, golpeado, arrastado, mas não admite que uma criança seja molestada, e fará uso de força se necessário para impedir que tal fato ocorra.

E a prancha atrás de Rom nos faz lembrar de outro personagem espacial que também prezava a paz: o Surfista Prateado. Norrin Radd sempre evita usar seu poder cósmico, embora pudesse pulverizar facilmente os seres que o atacavam sem motivo.

Talvez tenha sido por suas afinidades ideológicas que Rom apareceu em um dos episódios da animação do Surfista Prateado.

Palmas para Brandon Graham, por ressaltar a índole pacífica como atributo do maior de todos os Cavaleiros do Espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário