terça-feira, 29 de março de 2011

Rom, o Cavaleiro do Espaço, por Yildiray Cinar

A imagem abaixo foi carregada no blog Spacenite 2 em 11 de maio de 2009. Ela é de autoria de  Yildiray Cinar. Cinar é um ilustrador turco, nascido em 1976. Ele se tornou conhecido quando assumiu o desenho da revista Noble Causes, da Image Comics. Noble Causes conta a história de uma família de super-heróis e se foca mais em suas vidas pessoais do que na luta contra supervilões.


A interpretação de Rom feita por Cinar mostra o lado angustiado do ciborgue galadoriano, marcado por várias perdas ao longo de sua saga e da constante lembrança do dever que ele tem de banir todos os Espectros para o Limbo. Quando parava para refletir entre uma batalha e outra, Rom era atacado por uma melancolia, ciente de que não poderia retroceder o tempo para evitar as tragédias que testemunhou. Mas, de forma impressionante, ele conseguia sair rapidamente desse estado quando alguém precisava de ajuda. Ele retirava poder de onde não tinha e não desistia mesmo quando tudo parecia perdido.

Diferente do Superman, Rom não pode fazer a Terra girar em rotação reversa e fazer o tempo voltar, nem derrubar montanhas para evitar inundações. Ele é talvez mais próximo de nós, um ser com grandes capacidades, mas limitado, frustrado muitas vezes por não conseguir ajudar a todos que precisam.

Onde será que Cinar buscou inspiração para sua ilustração? Talvez no primeiro quadro da penúltima página de Rom #51, onde ele, ao lado de Starshine II, convoca os terráqueos para lutarem contra os Espectros:

Arte de Sal Buscema

Ou talvez na última página de Rom Annual #2, onde o líder dos Cavaleiros do Espaço  promete não reivindicar sua humanidade até que todos os Espectros tenham sido banidos:

Arte de Sal Buscema

Palmas para Cinar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário